Trissomia 21...

Trissomia 21...
Caminhar de mãos dadas!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sinais

Sinais

A criança com esta patologia, vai conquistando, embora mais tarde que as outras, as diversas etapas do desenvolvimento: sustentar a cabeça, virar-se na cama, engatinhar, sentar, andar e falar.
 
Há sinais físicos que acompanham, em geral, a Síndrome de Down, e por isso ajudam a fazer o diagnóstico.

Factores de Identificação Precoce
 
- Hipotonia generalizada;
- Excesso de pele na parte dorsal do pescoço;
- Perfil achatado da face;
- Anomalia das orelhas (implantadas em baixo);
- Epicanto (prega palpebral oblíqua);
- Maxilar inferior descaído;
- Língua proeminente;
- Separação excessiva entre o 1º e 2º dedos do pé.
 
 

• Os indivíduos com Trissomia 21 distinguem-se fisiologicamente e geneticamente pelo cromossoma adicional, assim como pelo tamanho reduzido do tronco cerebral e do cerebelo.
 
• A hipotonia foi considerada a principal causa do anormal desenvolvimento psicomotor dos indivíduos com Trissomia 21.
 
• A resposta destas crianças a estímulos, é normalmente diminuída e, os diagnósticos clínicos precoces revelam que ela é uma criança plácida, tranquila, sossegada e menos agitada que a criança normal.
 
• Em 1949, alguns autores analisaram estatisticamente a variabilidade dos perfis de desenvolvimento dos indivíduos com Trissomia 21 e concluíram que, começam a andar por volta dos 3 anos e a falar aos 4 anos.
 
•As escalas Psicométricas  de Desenvolvimento Mental e Motor, evidenciam uma regressão não - linear para o desenvolvimento.
 
•Para a avaliação do controlo motor destes indivíduos, é frequentemente utilizado o tempo de reacção a estímulos que geralmente são muito baixos (hipotonia).
 
•A componente  expressivo motora encontra-se igualmente diminuída nos Trissomia 21, reflectindo-se na discriminação táctil- quinestésica, cópia e reprodução.





Sem comentários:

Enviar um comentário